A cidade de Americana está em primeiro lugar na classificação geral na categoria livre da 63ª edição dos Jogos Regionais. De acordo com o boletim oficial da competição, divulgado na noite desta segunda-feira (9), a cidade sede soma 64 pontos, ficando pouco à frente de Campinas, que está com 63 pontos; na terceira posição, está o município de Indaiatuba com 58 pontos. As competições dos Jogos Regionais contam com a participação de equipes de 50 municípios, que disputam 25 modalidades esportivas. As partidas começaram na quarta-feira (3) e seguem até o dia 13 de julho (sábado).
Na categoria livre, Americana compete com equipes em 20 modalidades: atletismo (feminino e masculino); atletismo ACD (atleta com deficiência – feminino); badminton (masculino); biribol (masculino); ciclismo (feminino e masculino); damas (misto); futebol (feminino); ginástica artística (feminino); ginástica rítmica (feminino); handebol (feminino); judô (masculino e feminino); karatê (masculino e feminino); malha (masculino); natação (equipe, masculino e feminino); natação ACD (feminino); taekwondo (masculino e feminino); tênis (masculino); vôlei de praia (masculino e feminino); vôlei (feminino); e xadrez (masculino).
O boletim da competição divulgou, ainda, a classificação geral das equipes dos municípios que competem na categoria até 20 anos. Americana está em 11º lugar, registrando um total de sete pontos. Em primeiro lugar, está a cidade de Limeira, com 27 pontos, ela está empatada com Mococa, que aparece em 2º lugar na classificação.
Americana disputa, na categoria até 20 anos, cinco modalidades: basquetebol (feminino e masculino); futebol (masculino); futsal (masculino e feminino); handebol (masculino); tênis (feminino); tênis de mesa (feminino); vôlei (masculino).
“Antes de iniciar os Jogos Regionais, os técnicos decidem qual modalidade disputará a categoria livre ou até 20 anos, já que uma modalidade não pode disputar as duas categorias. O regulamento permite que a equipe masculina dispute uma categoria e a feminina dispute a outra, como é o caso de várias modalidades de Americana, o vôlei de quadra, por exemplo”, explicou o coordenador geral do Jogos, Ezequiel de Matos.
Americana estreia, nesta quarta-feira (9), em mais quatro modalidades: basquete (feminino até 20 anos); teakwondo (feminino e masculino livre); vôlei de praia (masculino e feminino livre); e ginástica rítmica (feminino livre).
“Nós priorizamos a categoria principal, a livre, para representar Americana. Sabemos do esforço, também, dos atletas da categoria até 20 anos. Todos estão dando o seu melhor. Estamos na torcida para a nossa cidade se manter na primeira posição e, na categoria até 20 anos, subir na classificação geral”, disse o secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Eudaldo dos Santos Cardoso, o Paraná.

Americana soma 37 medalhas nos Jogos Regionais
As pontuações das cidades participantes se devem as medalhas conquistadas pelas equipes. Durante os seis primeiros dias de competições da 63ª edição dos Jogos Regionais, sete modalidades de Americana já conquistaram 32 medalhas, sendo 14 de ouro, 12 de prata e 11 de bronze. A modalidade que conquistou mais medalhas para Americana, até agora, é o atletismo, com 20 medalhas (sete de ouro; quatro de prata; e nove de bronze). As outras modalidades são: ciclismo (sete medalhas, sendo uma de ouro; quatro de prata; e duas de bronze); badminton (cinco medalhas, sendo quatro de ouro; e uma de prata); damas (medalha de ouro); futsal feminino (medalha de prata); biribol (medalha de prata) e natação ACD – atleta com deficiência (uma medalha de ouro e uma de prata). As competições seguem no município até o dia 13 de julho.