O município de Americana, fundado em 27 de agosto de 1875, está localizado na Região Metropolitana de Campinas (RMC) do Estado de São Paulo, uma das regiões mais desenvolvidas do País. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população estimada em 2016 era de 231.621 habitantes, formada pela influência étnica americana, portuguesa, alemã, árabe e italiana.

Americana tem como principais vias de acesso as rodovias Anhanguera (SP330) e Luiz de Queiroz (SP 304) e, ao longo da sua história, tornou-se um lugar que proporciona boas condições de vida aos seus cidadãos. A cidade foi considerada pelo Atlas da Violência – IPEA como a mais pacífica do Estado de São Paulo, a 22ª melhor do Brasil em Urbanismo, de acordo com o Ranking Urban Systems, e a 8ª melhor do País para viver após os 60 anos de idade, segundo o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon / Fundação Getúlio Vargas.

Ela conta ainda com diversos pontos turísticos, tais como: Aeroporto Municipal; Avenida Brasil; Biblioteca Municipal; Casa de Cultura Hermann Muller; Centro Cívico; Estação Cultura de Americana; Basílica Santo Antônio de Pádua; Igreja São João Batista de Carioba; Jardim Botânico Municipal; Mercado Municipal; Museu de Arte Contemporânea; Observatório Municipal; Teatro de Arena; Teatro Municipal; Casarão do Salto Grande; Zoo Americana, entre outros.

A cidade também é reconhecida pela grande estrutura esportiva que possui, sediando, em 2016 e 2017, tanto os Jogos Regionais dos Idosos quanto os Jogos Regionais da 4ª Região Esportiva do Estado de São Paulo.