As equipes de atletismo e ginástica artística de Americana somaram, só neste sábado (6), nove medalhas na 63ª edição dos Jogos Regionais, sediados em Americana. Somadas as duas categorias, a cidade conquistou um ouro, três pratas e cinco bronzes.
No atletismo, que já havia conquistado duas medalhas nas categorias para atletas com deficiência na sexta-feira (5), Edson Pereira Moura arremessou o dardo 54.8 metros para conquistar o ouro. O atleta já participou de outras 10 competições regionais, sempre com medalha, e comemorou o feito. “Com muito sacrifício temos treinado para essa conquista, que é de todos do atletismo, pois hoje somos como uma família”, disse. A competição ocorreu no Complexo Poliesportivo Milton F. Azenha, no Centro Cívico.
O treinador Jessé Carlos da Silva também destacou a entrega de todos que participaram da categoria. “Todos treinaram duro, se dispuseram a participar e merecem nossos aplausos, não só pelo resultado, mas pela dedicação em participar”,  disse.
A modalidade ainda resultou em medalhas no arremesso de disco (bronze) com Márcio Costa e Silva; no revezamento 4×100 feminino (bronze), com Bárbara ,Vitória, Elena e Beatriz; nos 800 metros masculino (prata), com Lucas Bissoli; e 800 metros feminino (bronze), com Helena de Castro.
Estreia com medalhas
A ginástica artística estreou na categoria livre neste sábado, também no Centro Cívico, e levou para casa quatro medalhas, sendo uma delas pelo terceiro lugar geral. Marcela Pignarelli (prata na trave), Alícia Garcia (prata no solo) e Isabella Campanha (bronze na paralela) também tiveram conquistas.
Na avaliação da treinadora Diara Iida, que comanda a equipe com Marinilce Scavanacki, a Pingo, o resultado foi positivo. “Foi a primeira vez que competimos na categoria livre, e tivemos um resultado positivo. A ginástica de Americana é forte na região e agora nos prepararemos para sermos ainda mais fortes nos Jogos Abertos, em Marília”, disse Diara.
Sábado de medalhas
 
O sábado de competições rendeu 13 medalhas para Americana, sendo uma de ouro, cinco de prata e sete de bronze. O atletismo foi a categoria com maior número de premiações com cinco pódios, e de onde saiu o principal prêmio, no arremesso de dardo; a ginástica artística conquistou quatro prêmios, sendo um deles no final geral. Houve ainda duas conquistas no ciclismo e duas no judô.
A esses prêmios somam-se ainda outras cinco medalhas, sendo três no bicicross e no atletismo ACD (Atletas Com Deficiência), conquistadas nos outros dias de jogos.